18 de abr. de 2007

Entrevista com Cláudio Martins

(Entrevista concedida ao blog O MUNDO ENCANTADO DE CECÍLIA MEIRELES)
.

Cláudio Martins


Cláudio Martins iniciou sua carreira em 1971 fazendo capas de livros para as editoras Interlivros e Itatiaia. Na década de 80, começou a ilustrar livros infantis; o primeiro foi O galo de briga, de paz, PAULUS. Em seguida, começou a aparecer o reconhecimento pelo seu brilhante trabalho nessa área, sendo selecionado para o Prêmio Catalunha de Ilustração (Espanha) em 1989. Em 1990, participou da lista de Honra do IBBY – International Board on Books for Young People, que a cada dois anos seleciona, dentre todos os países membros, os cem melhores ilustradores, autores e tradutores. Em 1991, ganhou o Prêmio Jabuti de Ilustração. Em 1992, começou a trabalhar também como escritor. Seu primeiro livro, Eu e minha luneta, ganhou os mais importantes prêmios daquele ano: o Jabuti de Ilustração, o APCA, Autor Revelação e Melhor Livro para Crianças. Em 1993, a União Brasileira de Escritores conferiu ao ilustrador o Prêmio Adolfo Aizem. Já ilustrou cerca de 300 livros, fez aproximadamente 1000 capas e tem cerca de 40 livros de sua autoria. Foi coordenador do Projeto Internacional de Ecodesenvolvimento e Tecnologias Apropriadas pelo Centro Tecnológico de Minas Gerais e pelo Instituto de Ciências do Homem de Paris. Participou também da Organization for Economic Cooperation and Development – OCDE. (http://www.paulus.com.br/imprensa/detalha_materias.php?id=1752)

ENTREVISTA
.

Onde você nasceu e como era a sua cidade?
Nasci em Juiz de Fora/MG. Minha cidade era bonita, limpa e agradável. Depois ficou meio sujinha e poluída como a maioria das cidades brasileiras.

.
Como foi a sua infância ?
Minha infância foi também bonita, limpa e agradável e continua a ser assim, principalmente porque dedico todo meu tempo às crianças, essa invenção maravilhosa!
.
Como era a escola onde você estudou?
Tenho lembranças incríveis da minha primeira escola. Me lembro até do cheiro das árvores, das carteiras, dos cadernos e principalmente do cheiro da merenda!
.
Quais eram os livros que você gostava de ler ?
Todos os do Monteiro Lobato. Lia, relia e depois lia de novo...
.
Quando você era criança, já sonhava em ser escritor?
Eu sonho até hoje .
.
Quando você começou a escrever ?
Eu ilustrava livros de outros autores. Foram muitos. Em 1992 escrevi meu primeiro texto que se chama "Eu e minha Luneta", da editora Formato.
.
Por que você escreve?
Porque as crianças são invenção, criatividade, fantasia, imaginação em forma de gente. Escrever para elas é ficar um pouco junto da melhor época da vida.
.
Alguma história que você escreveu já aconteceu de verdade?
Já. Às vezes nem toda a história, mas uma boa parte dela.
.
Qual o poema de Cecília Meireles que você mais gosta?
Que pergunta difícil! Cecília é completa, tem poemas para nos atender em todas as situações, em todas as vontades, todas as tristezas, todas as belezas. Cecília Meireles é alegria.
.
O que você gostaria de falar para as crianças que freqüentam esse blog ?
Tudo que eu fiz nestes últimos anos foi tentar, tentar e tentar de novo ser novamente menino. Correr atrás da felicidade. Confesso que vocês me matam de inveja, uma invejinha gostosa, uma vontade de imitá-los. Meus livros são isso: uma recriação da vida linda de vocês, que eu tento imitar todo dia. Um grande MUITO OBRIGADO e beijocas para todos vocês!
.

ALGUNS DOS SEUS LIVROS
.

O ANJO DE CARTOLA
O JARDIM
CHICOTINHO DO DIABO
O DIA EM QUE A CASA CAIU
O DIA EM QUE A TERRA ESCURECEU
O DIA EM QUE O REI LÓGIO PAROU
O FEITIÇO DA VILA
E SE O MUNDO CAIR?
NO FIM DO MUNDO MUDA O FIM
OMAR E O MAR
OLHAR DE BICHOS
EU E MINHA LUNETA
QUANDO EXPLODEM AS ESTRELAS
UMA PASSEIO PELA ESCOLA
MENINOS, EU VI !
OTO E O CONTROLE REMOTO
QUE TRANSITO MALUCO
ANITA NUMA NOITE ESQUISITA
CONFUSO HORÁRIO
A FESTA
BICHO NA ESTRADA
A VIDA SABIDA DE CASMURRO, O BURRO ! – Ecologia 2

.


Nenhum comentário: