3 de out. de 2007

Entrevista com Angela Lago

.
(Entrevista postada originalmente no meu blog
O mundo encantado de Cecília Meireles)
.

.

Onde você nasceu e como era a sua cidade?

Nasci em Belo Horizonte em 1945. A cidade cheirava manacá e dama da noite. Tinha bonde, sombra de árvore na avenida principal, e a praça era bonita como o seu nome: praça da Liberdade.

.

Como foi a sua infância ?

Éramos cinco irmãs e um irmão, correndo pela casa e pelo quintal, brigando uns com os outros e com os vizinhos. Para compensar tanta bagunça, minha mãe era danada de brava. Mas meu pai nos chamava por apelidos engraçados.

.

Como era a escola onde você estudou?

Tinha uma biblioteca onde os alunos de cada sala ficavam uma hora por dia. Eu aproveitava para ler os contos de fada que minha mãe contava à noite, mas não repetia tantas vezes quanto eu queria.

.

Quais eram os livros que você gostava de ler ?

Os tais contos de fada. Grimm, Perrault, Andersen.

.

Quando você era criança, já sonhava em ser escritora?

Aos sete anos escrevia e ilustrava poemas, que minha mãe guardou por toda vida, cuidadosamente.

.

Quando você começou a escrever ?

Assim que aprendi.

.

Qual foi o primeiro livro que você escreveu?

Os primeiros que publiquei foram O Fio do Riso e Sangue de Barata. Deste último me envergonho menos.

.

Por que você escreve?

É minha forma de brincar.

.

Alguma história que você escreveu já aconteceu de verdade?

Enquanto estava desenhando Chiquita Bacana e as outras pequetitas, minhas coisas sumiam e depois apareciam no lugar errado... Parecia aprontação das minhas personagens, que no livro eram as responsáveis por acontecimentos assim.

.

Qual o poema de Cecília Meireles que você mais gosta?

"No último andar é mais bonito:

do último andar se vê o mar.

É lá que eu quero morar."

.

O que você gostaria de falar para as crianças que freqüentam esse blog ?

Para elas darem uma passadinha no meu: http://www.angela-lago.com.br/

.

.

ALGUNS DOS SEUS LIVROS :

O fio do riso, Editora Vigília

Sangue de barata, Editora Vigília

Uni duni e tê, Editora Comunicação

Outra vez, Editora Miguilim

Chiquita Bacana e as outras pequetitas, Editora Lê

Sua Alteza a Divinha, Editora RHJO

cântico dos cânticos, Editora Paulinas

De morte, Editora RHJ

Coleção Folclore de Casa, Editora RHJ

Charadas Macabras, Editora Formato

Cena de Rua, Editora RHJ

Tampinha, Editora Moderna

A festa no céu, Editora Melhoramentos

O personagem encalhado, Editora Lê

Pedacinho de Pessoa, Editora RHJ

Uma palavra só, Editora Moderna

Um ano novo danado de bom, Editora Moderna

A novela da panela, Editora Moderna

ABC Doido, Editora Melhoramentos

Indo não sei aonde buscar não sei o quê, Editora RHJ

Sete histórias pra sacudir o esqueleto, Companhia das Letrinhas

A banguelinha, Editora Moderna

Muito capeta, Companhia das Letrinhas

A casa da onça e do bode, Editora Rocco

A flauta do tatu, Editora Rocco

O bicho folharal, Editora Rocco

.

.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria muito de saber se ainda existe o livro O Fio do Riso, pois li na minha infância e gostaria de comprar p/ ter comigo!
Tenho ´ótimas lembranças desse livro q me fez mta compania.

Leonor Cordeiro disse...

Querida Denise,
O fio do riso foi editado pela Editora Vigília em 1980 e pela Editora RHJ em 2005.
Você pode pesquisar no google que vai encontrar lugares onde o livro é vendido . ABS!!!