19 de nov. de 2008

Sobre as palavras ...

Picasso
.
.
.
"Houve o tempo do sonho. No escuro das noites, todos sonharam palavras.Houve o tempo do acordar. Na luz das manhãs, todos acordaram palavras.Depois veio a coragem de presentear. Em cartas lacradas viajaram secretas palavras".
.
Bartolomeu Campos de Queirós
(Apontamentos - Formato Editorial)
.

A primeira pessoa que me falou sobre Bartolomeu Campos de Queirós foi a querida Sônia Viegas, numa aula de filosofia na UFMG.
Ainda não tive o prazer de encontrar Bartolomeu por essas esquinas de BH. Vou acabar pedindo ao querido escritor Ronaldo Simões Coelho que provoque esse encontro. Quero muito entrevista-lo no meu blog
O MUNDO ENCANTADO DE CECÍLIA MEIRELES.
No próximo dia 2 de dezembro durante a Feira Internacional do Livro em Guadalajara no México, Bartolomeu Campos de Queirós será premiado por ter vencido a
IV Edição do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.
.
"El jurado decidió premiar al autor brasileño "por la trascendencia de su obra que se manifiesta en la profundidad de los temas que trata, el respeto por el lector y los retos a los que los enfrenta, el compromiso con el arte literario sin concesiones y el carácter poético y filosófico de su obra". Bartolomeu Campos de Queirós nació en Brasil hace sesenta y cuatro años. Autor de más de cuarenta libros para el público infantil y juvenil, destaca por su compromiso con la educación, con la formación de lectores y la promoción de la lectura, así como por el carácter altamente literario y poético de su obra. A lo largo de su trayectoria como escritor ha cosechado varios premios literarios como el Selo de Ouro da Fundaçao Nacional do Livro o la Bienal de Sao Paulo."
.
BRAVO !
Viva Bartolomeu e seus livros!
.

9 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia amiga
Depois de uma avaria no PC estou de volta.
A sua mensagem eu recebi embora para a leonor tenha dado erro. Fiquei feliz pelo sucesso da Blogagem de Cecilia já gostava dos poemas dela há bastante tempo.
Sempre que tiver iniciativas como esta pode contar comigo.
Um beijinho e uma boa quinta feira
Teresa

Elvira Carvalho disse...

Gostei do psost que me deu a conhecer um autor nque eu nem sabia que existia.
Um abraço

Dilberto L. Rosa disse...

Viva! Ainda que eu não conheça bem sua obra, despertaste-me a curiosidade de saber mais... Salve, Elionor, sempre em prol das palavras, tal como Drummond em suas lutas nada vãs! Um abraço!

♥ Denise BC ♥ disse...

Espetacular Leonor!
Nos proporcionou conhecimento, isso é muito bom, agora fiquei interessada em ler.
Bjs

Anônimo disse...

Olá querida Leonor, que postagem sensível, bela obra de Picasso, valorizado pelo magnifico texto. Deu vontade de ler este autor que você nos apresenta. Bartolomeu Campos de Queirós já me conquistou! Muita luz, paz e inspiração para você.

Forte abraço

caurosa.wordpress.com

Anônimo disse...

LEONOR,
admiro quem escreve poesias.Eu mesma nao sei escrever além da prosa. A única poesia que entendo e sei fazer-creiio- é a arte de fotografar. A única poesia que consigo fazer.
dias felizes.

Elvira Carvalho disse...

Passei. Na ausência de novidades deixo uma abraço e votos de uma boa semana

Marisa Pimenta disse...

Nossa q maravilha nosso escritor ser mais uma vez premiado. Gosto mto do q ele escreve, aliás vc q gosta das palavras e letras já leu "A sombra do vento"?Amei este livro acabei de ler. Um tema fantástico e super bem escrito. Não perca. Bjks

Sonia H. disse...

Viva Bartolomeu!

Que bom, Leonor! Ano passado eu participei de um seminário de literatura infantil e infanto-juvenil no RJ e ele estava presente, falou sobre a literatura escrita para crianças e adolescentes. E foi tão maravilhoso ouvi-lo.
Depois teve um coquetel e eu passei por ele e ele olhou nos meus olhos e eu fiquei totalmente tímida para dizer-lhe o quanto gosto de ouvir suas palavras e ler os seus textos. Trocamos sorrisos e continuei meu caminho.
O prêmio é mais do que merecido.
Beijos,