23 de abr. de 2009

Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais foi criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, em 1995.
Para a comemoração desse ano, estão sugerindo que seja explorado o vínculo entre o livro e a educação, com ênfase sobre o papel do livro no desenvolvimento de uma educação de qualidade e sua relação com os direitos humanos.


Como desde o ano passado divido a minha moradia entre Belo Horizonte e Ribeirão Preto, gostaria de participar dessa comemoração nesses dois lugares. Faria uma verdadeira dobradinha no velho estilo “ café com leite” saboreando com o maior prazer a programação cultural preparada por mineiros e paulistas.
Convite que chegou de Ribeirão:
.

A festa em Ribeirão Preto já fez história, a cada ano envolve um número ainda maior de pessoas, que desejam celebrar a data trocando flores e livros, inspiradas numa tradição vinda da Catalunha. Em vários pontos da cidade haverá contação de histórias, clubes de leituras, declamações de poesias, música ao vivo, ações de incentivo ao livro e a leitura.
Segundo Galeno Amorim, idealizador da festa em Ribeirão, mais do que celebrar o livro o evento busca ressaltar a importância da leitura na vida das pessoas e da sociedade. “Os livros realmente podem transformar o mundo, resgatar valores imprescindíveis para o ser humano e ainda proporcionar conhecimento, cultura e prazer”.

.

Para a turma de BH, o "SEMPRE UM PAPO", preparou uma festa pra mineiro nenhum botar defeito. Nessa quinta feira, “SÃO JORGE DE LIVROS E ROSAS” tomará conta da Praça da Liberdade :
"Em comemoração ao Dia do Livro e dos Direitos do Autor, o “Sempre um Papo” convida para o “São Jorge de Livros e Rosas”, uma festa generosa e solidária, onde as pessoas trocam livros por rosas. No 13º ano de realização, o evento já faz parte do calendário oficial da cidade, com uma belíssima programação cultural: Tambor Mineiro (com a presença de Maurício Tizumba), banda Rosa Crioula, grupo de dança Los Del Rocio, participação de Tutty Maravilha, sorteio de livros, além de uma grande surpresa na ambientação, feita pelo mestre festeiro Léo Piló. Em sintonia com a preservação do planeta, as 100 primeiras pessoas que doarem livros vão receber, além de rosas, bolsas recicladas artesanais. No dia 23 de abril, quinta-feira, de 18h às 21h, na Praça da Liberdade."


Não sei se conseguirei passar esse final de semana entre Ribeirão e BHorizonte, não importa o lugar, sempre haverá um bom livro por perto.

8 comentários:

Roberto Ney disse...

que bom. não sabia dessa comemoração. é muito importante qualquer forma de estimular a atividade criativa dos nossos inúmeros bons escritores.
a proposito, achei seu blog no blogblogs...
abraço!

♥ Denise BC ♥ disse...

Oi Querida
Uma bela comemoração, tenho certeza que será uma grande festa.
Bjs e um ótimo fim de semana.

Madalena Barranco disse...

Que costume lindo esse de oferecer rosas no dia do Livro! Dia esse que deve ser comemorado com muito amor.

Beijos

Anônimo disse...

Leonor,

obrigado por SEGUIR o Drops!

Volte sempre!

Seu blog é muito bom! Vou SEGUI-LO

Cristiane Marino disse...

Nossa Leonor!

Que bacana essa forma de comemoração, queria que tivesse aqui na minha cidade tbém. Parabéns ao pessoal que teve essa brilhante idéia!

bjokas

Anônimo disse...

oooi Leonor!
Tudo bem?
Tem indicação pra vc no meu blog, selinhos!
Vem buscar!
Bjos e bom final de semana!

Unknown disse...

Gente, que máximo... Minha família é mineira, me deu vontade de estar em BH. Vou me programar para visitar a cidade nesta época. Beijos de domingo, querida!

Germano Viana Xavier disse...

Prazer imenso ter você em meu blog, Leonor.

Que continuemos, sempre.

Bom domingo.
Sigamos...