10 de abr. de 2009

Rabiscos escritos na minha adolescência ...

.

AS IGREJAS
.

Minha mãe não era protestante, ficou depois que minha avó morreu. A última carta dizia: “Filha, precisamos acertar nossa vida com Deus”. Dito e feito, foi só a Vó Maria morrer, pra minha mãe ser batizada na Igreja Presbiteriana de Botucatu. Mas em Pacaembu não havia presbiterianos, por isso fazíamos uma verdadeira peregrinação pelas igrejas da cidade .
Domingo na Metodista, igreja da Docha, que era costureira e fazia um macarrão com batatinha que era uma delícia. Quinta na Assembléia de Deus: todo mundo falando junto na hora da oração. Terça na Cristã do Brasil, onde as mulheres vestiam roupas com mangas longas e gola alta. Igreja dividida em duas partes: à direita ficavam os homens, à esquerda as mulheres, nem os casados ou as crianças quebravam a tradição. Domingo a noite era a hora dos Batistas, igreja dos letos, da família Pappy. Eu gostava de recitar ali no Natal. Para chegarmos ao templo, passávamos pela casa da Dona Maria. A porta sempre aberta para refrescar a sala mostrava a pilha enorme de roupa que ela tinha que passar. Minha mãe parava e conversava um pouco. Eu pensava: “Acho que Dona Maria tem câncer ...”
Nunca fui à Igreja Católica .
Meu pai não entendia porque tanta beatificação. Mas minha mãe insistia: “Nada de festas, nada de bailes, nada de vestidos decotados, nada de whisky Cavalo Branco !” Eu só olhava e observava: como será Deus ...
.
Leonor Cordeiro
(Pintura de Mantegna )

9 comentários:

Clecia disse...

Oi! Quanto tempo! Tudo bem? Passando para matar a saudade e desejar que tenha uma Feliz Páscoa! Bjos!

Lou Vilela disse...

Texto reflexivo, Leonor: a Fé sob uma diversidade de olhares...

Agradeço e retribuo os votos de Feliz Páscoa!

Um grande abraço,
Lou

marcos leite disse...

Que bom,mas um pouco exagerado por parte de sua mãe,disculpe eu dizer isso,mas ele estava sendo muito religiosa,sim é certo seguir Deus,mas desse jeito já é exagero.

Deus é amor...Deus é tudo...

Que Deus te abençoe e Feliz pascoa!

tenha um bom dia!

espero sua visita!

http://marcosleitte.blogspot.com

disse...

Olá Leonor! Embora saibamos que a adolescência seja sempre uma fase de transições físicas e psicológicas marcantes, também nela concretizamos algumas coisas que serão para sempre: estas palavras não só descrevem, aparentemente, de modo despretensioso essa fase da vida, como aponta para um futuro entre "escritos" advindos daqueles primeiros "rabiscos", ou seja, o que foi e o que é moldou-se e continua aparando arestas procurando a perfeição, uma vida sempre renovada. Feliz Páscoa pra ti. Bjins e até mais!

Dalva M. Ferreira disse...

Sei lá... cada um com a sua história, e assim caminha a humanidade. Abraço!

Naurelita Maia disse...

Ler memórias é sentir no outro, aquilo temos em nós.
Nossa família é a nossa referência para aquilo que queremos ser, aquilo que nos tornamos e aquilo que negamos.
Assim, somos.
Os vídeos de Adélia que vc colocou têm no 4shared para baixar. Deixarei o link lá no blog.
Beijocas

HelianaBastos disse...

Olá Leonor,tudo bom?
sumiu do meu blog...embora eu não tenha comentado tenho lhe visitado com alguma frequencia..infelizmente minha internet não é uma das melhores... :(
Bom,sobre o texto parece página de diário..adoreeei!Mas espero que vc já tenha sentido a presença de Deus em sua vida..Deus é tudo e por conta d'ELE estamos a comemorar a páscoa...pq o filho d'ELE reapareceu nesse período...pq o filho d'ELE é nosso salvador!
QUE SEU FILHO JESUS...ENCHA SUA VIDA DE BENÇÃOS E CONTNUE LHE PROTEGENDO.
FELIZ PÁSCOA! BJS

Renata Christina disse...

Cada um faz a sua própria interpretação. Os leitores sempre nos surpreenderão. Bjs de Feliz Páscoa!!!!!

André Egg disse...

Parece com algumas histórias de minha família.

Também fui da igreja presbiteriana na infância. Hoje participo em uma batista.

Escrevi um texo sobre a páscoa também, veja o que você acha:

http://paginadecultura.blogspot.com/2009/04/pascoa-crista.html