1 de abr de 2010

Dia Internacional do Homem?

O  Elcio Tuiribepi me convidou para participar de uma brincadeira nesse 1 de abril. Seu blog está promovendo uma blogagem coletiva em homengagem ao Dia Internacional do Homem:
.
.
Escolhi uma crônica de Fernando Sabino para animar essa festa:
.

Aldemir Martins - Menino
.
Menino
.
Menino venha pra dentro, olhe o sereno! Vá lavar essa mão. Já escovou os dentes? Tome a bênção a seu pai. Já pra cama!
Onde é que aprendeu isso, menino? Coisa mais feia. Tome modos. Hoje você fica sem sobremesa. Onde é que você estava? Agora chega, menino, tenha santa paciência.
De quem você gosta mais, do papai ou da mamãe? Isso, assim que eu gosto: menino educado, obediente. Está vendo? É só a gente falar. Desça daí, menino! Me prega cada susto... Pare com isso! Jogue isso fora. Uma boa surra dava jeito nisso. Que é que você andou arranjando? Quem lhe ensinou esses modos? Passe pra dentro. Isso não é gente para ficar andando com você.
Avise a seu pai que o jantar está na mesa. Você prometeu, tem de cumprir. Que é que você vai ser quando crescer? Não, chega: você já repetiu duas vezes. Por que você está quieto aí? Alguma você está tramando... Não ande descalço, já disse! Vá calçar o sapato. Já tomou o remédio? Tem de comer tudo: você acaba virando um palito. Quantas vezes já lhe disse para não mexer aqui? Esse barulho, menino! Seu pai está dormindo. Pare com essa correria dentro de casa, vá brincar lá fora. Você vai acabar caindo daí. Peça licença a seu pai primeiro. Isso é maneira de responder a sua irmã? Se não fizer, fica de castigo. Segure o garfo direito. Ponha a camisa pra dentro da calça. Fica perguntando, tudo você quer saber! Isso é conversa de gente grande. Depois eu dou. Depois eu deixo. Depois eu levo. Depois eu conto.
Agora deixa seu pai descansar - ele está cansado, trabalhou o dia todo. Você precisa ser muito bonzinho com ele, meu filho. Ele gosta tanto de você. Tudo que ele faz é para o seu bem. Olhe aí, vestiu essa roupa agorinha mesmo, já está toda suja. Fez seus deveres? Você vai chegar atrasado. Chora não, filhinho, mamãe está aqui com você. Nosso Senhor não vai deixar doer mais.
Quando você for grande, você também vai poder. Já disse que não, e não, e não! Ah, é assim? Pois você vai ver só quando seu pai chegar. Não fale de boca cheia. Junte a comida no meio do prato. Por causa disso é preciso gritar? Seja homem. Você ainda é muito pequeno para saber essas coisas. Mamãe tem muito orgulho de você. Cale essa boca! Você precisa cortar esse cabelo.
Sorvete não pode, você está resfriado. Não sei como você tem coragem de fazer assim com sua mãe. Se você comer agora, depois não janta. Assim você se machuca. Deixa de fita. Um menino desse tamanho, que é que os outros hão de dizer? Você queria que fizessem o mesmo com você? Continua assim que eu lhe dou umas palmadas. Pensa que a gente tem dinheiro para jogar fora? Tome juízo, menino.
Ganhou agora mesmo e já acabou de quebrar. Que é que você vai querer no dia de seus anos? Agora não, que eu tenho o que fazer. Não fique triste não, depois mamãe dá outro. Você teve saudades de mim? Vou contar só mais uma, que está na hora de dormir. Agora dorme, filhinho. Dê um beijo aqui - Papai do Céu lhe abençoe. Este menino, meu Deus...
.
Fernando Sabino
Elenco de cronistas modernos. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978
.

12 comentários:

angela disse...

Que duro ser menino...rs e que duro ser mãe de menino.
Gostei de sua participação, fez uma linda escolha da crônica e da gravura.
Também participo, se puder...
beijos

Liz Dantas disse...

Muito legal,adorei rsrsr
Beijos

Luciana P. disse...

Bela crônica pra representar o dia. E que venham outros 1o de abril em comemoração a esses seres irresistivelmente encantadores.

Beijos pra ti!

manuel marques disse...

Há muitas maravilhas neste mundo, mas a maior de todas é o homem ...

Rsrsrsrsrs.

Beijo.

leonorcordeiro disse...

Querida Angela,

Sou apenas mãe de menina(rsrs)...
Você se identificou com o texto? Achei que Sabino usou com tal sabedoria as palavras que é impossível não nos identificarmos com as situações ali descritas.
bjs!

leonorcordeiro disse...

Querida Liz,

Que bom receber a sua visita.
Volte outras vezes para trocarmos figurinhas.
Grande abraço!!!

Essência e Palavras disse...

obrigada pelo carinho, te seguindo tabem.

beejos

leonorcordeiro disse...

Querida Luciana,

Gosto das blogagens coletivas pois acabamos conhecendo blogs e pessoas interessantes.
Parabéns por sua participação.Você terminou com chave de ouro quando escolheu o vídeo.
Grande abraço!

leonorcordeiro disse...

Manuel ,

Ainda estou rindo do seu comentário.
Menino...
rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Graannde abraço!!!!

Mari Amorim disse...

Olá,Leonor!
adorei!
estou nesta brincadeira
https:sempretençoesamorcontosecausos.blogspot.com/
Feliz Pácoa!
Mari :)

Graça disse...

Sabe, minha amiga...

pensando bem, acho que o Manuel tem razão...rrsrsrs

Eles são muito queridos e amados mesmo!

E até já disse em outro coment que acho melhor passarmos a obedecê-los e sermos submissas a eles o quanto antes:

se disserem que somos lindas, maravilhosas, estupendas, vamos concordar! De agora em diante, vamos concordar com eles em tudo...e dizer apenas e docemente:
- Sim, meu senhor! Tens toda razão...rrrsrsrsrs

Um beijo, amiga!

Vi que está me seguindo, obrigada.

Elcio Tuiribepi disse...

Endosso então as palavras do seu amigo Manoel...rsrs

Oi leonor, agora falando sério, você tem razão...

Você precisa fazer uma postagem com a lista e link de todos os blogs que participaram. Essa lista é importante para que esses blogs sejam visitados pelos participantes.
Puxão de orelha dado, prometo no próximo fazer isso...rsrs...pura falta de tempo mesmo...
Agora por exemplo estou indo de um a um agradecer a participação e ler as postagens...o tempo fica curtinho, ai priorizei outras coisas, coisa de homem desorganizado...rsrsrs
legal o texto...lembrei da minha mãe, não tem jeito a gnte se identifica mesmo, mas com meninas é um pouco diferente sim...tenho duas, mas mesmo assim o "já escovou os dentes" e outras frases como vá calçar o sapato, sai da chuva, vai ficar resfriado...rsr
Valeu leonor...grato pela participação tão bacana e significativa...
Um abraço na alma...bjo...feliz páscoa...