11 de jul. de 2007

Sobre aprender a ler ...

.
.
Laura Muntz Lyall
.
.
.
[…]
Isso é verdadeiro também sobre aprender a ler. Tudo começa quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a estória. A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê e a criança escuta com prazer. "Erotizada" – sim, erotizada! – pelas delícias da leitura ouvida, a criança se volta para aqueles sinais misteriosos chamados letras. Deseja decifrá-los, compreendê-los – porque eles são a chave que abre o mundo das delícias que moram no livro! Deseja autonomia: ser capaz de chegar ao prazer do texto sem precisar da mediação da pessoa que o está lendo. […]
.
Rubem Alves
.
.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sou fã do Rubem Alves. Ele interpretou perfeitamente a delícia de ouvir histórias e querer lê-las.Mesmo meus alunos do Ensino Médio gostam de ouvir uma boa história, que aproveito e incluo nas aulas de literatura.
Abraços

Professora Erika disse...

Querida Leonor, você fez parecer que ainda vale a pena, a beleza das palavras de Rubem Alves, tão sabiamente escolhidas por você para ilustrar esse momento de reflexão me fez voar por um caminho já esquecido. Obrigada por nos proporcionar essa oportunidade.
Beijokas com açúcar.

Marli Fiorentin disse...

Querida Leonor!
Gosto do que o Rubem Alves escreve. E quem não gosta de se jogar nas asas da fantasia para ouvir histórias? Lembro com carinho das primeiras que ouvi e de como foi bom aprender a ler. beijo!

Jenny Horta disse...

O grandioso pequeno André está neste momento mágico...como é gostoso ouvir sua curiosidade pelas palavras! A escrita ainda é um pouco confusa, mas a leitura vem fluindo movida a sua enorme curiosidade...uma delícia mesmo!
beijos pra você e sua linda filha!

Anônimo disse...

Leonor, vc me surpreende, sempre. Sou fã de carteirinha do Rubem Alves. Gosto de tudo o que escreve e valorizo muito o grande ser que ele é. Obrigada por nos presentear com este texto.
Fico no aguardo de suas novidades!
bjs